10 janeiro 2011

Jaime Andrade procura antigo guerreiro da FRELIMO para lhe devolver o rádio

"Viva, Dr. Paulo Moura
Sou um velho jornalista do Porto que o vem convidar a visionar uma história de guerra por mim vivida há mais de 40 anos, em Tete, Moçambique, e que ainda está à espera de conhecer um epílogo: procuro um ex-guerrilheiro da Frelimo para lhe dar um abraço e devolver-lhe algo que lhe pertence.
Se gostar, conforme espero, nesse caso peço-lhe por favor que publique o episódio no espaço da EPAM. Há um conjunto de razões com raízes fundas em mim que me levam a fazer-lhe este pedido. Uma dessas razões facilmente a descortinará através do visionamento do vídeo publicado no Youtube:



Entretanto, permita-me ainda chamar-lhe a atenção para um detalhe relevante da história. Trata-se de uma imagem do referido guerrilheiro. Eu não costumava levar máquina fotográfica para as operações, mas dessa vez aconteceu. Ainda bem, digo-o agora. A imagem (para mim) é dolorosa por destapar um dramatismo não ficcionado. Se a tivesse de legendar, escreveria:


Grato pela sua atenção, aceite os meus melhores cumprimentos,
Jaime Froufe Andrade"

Boa sorte nessa demanda, Jaime Andrade!
Entretanto, agradeço o seu texto, que me enviou, sobre o golpe de mão que levou à captura do guerrilheiro. Partilho aqui, em formato PDF, para todos poderem apreciar.

Sem comentários:

Enviar um comentário